Dica 3 – Alergias

As flores são nossas amigas, companheiras, deixam-nos a casa e o jardim bonito… mas, às vezes, conseguem deixar-nos irritados com as alergias que nos provocam. Pelo cheiro, pelo toque, pelo ar…há flores malandras que nos levam ao ataque de anti histamínicos e cremes farmacêuticos.

Entre as plantas mais difíceis de lidar, estão:

Coroa-de-Cristo: é preciso ter atenção aos picos desta planta (bem afiados, por sinal!) bem como o seu interior; se a cortares, o líquido branco que ela verte pode causar irritações cutâneas.

Tasneira: é a planta com maior propensão para criar alergias devido ao pólen que larga, especialmente na altura do verão e outono. Atchiiim!

Amoreira: é responsável pela produção e libertação de diversas substâncias que provocam alergias, não só na época da primavera.

Fedegoso: flor amarela que é bastante utilizada na medicina natural, não sendo por isso que não nos dá cabo dos narizes com o seu pó.

Comigo ninguém pode (nome botânico – Dieffenbachia amoena Bull): uma planta da Colômbia que, como o nome indica, não é fácil de cuidar. Ao se tocar nas folhas, é libertado uma substância que é altamente irritante para a pele.

Narciso: apesar de ser uma flor muito bonita, a seu bulbo  contém oxalato de cálcio, substância que pode provocar dermatites tipo queimadura e pode causar problemas alérgicos se não se utilizar luvas ao mexer na planta.

Posted on: Maio 30, 2017

Deixe um comentário

Or

O seu endereço de email não será publicado.